sábado, 22 de agosto de 2009

Quem quer cultura?

Toc toc toc.... e invadem a mente duas notícias catastróficas...



O novo "hit" do momento, mais um pouquinho da morte do funk raiz, PIRULICÓPTERO, de Diego não sei de quê e não sei o quê de Ramos, e a decadência brusca da relação candidato/vaga de dois cursos de humanas da UNESP, Letras 1,9 e História 3,4.



Peeeeitinho cóptero cóptero cóptero.....



Dá até pra escutar James Brown, com seu paletó vermelho, gritando: PARKERS, CADÊ OS METAIS, CADÊ OS VOCAIS, MAN.... COMO (RE)SURGIRÁ O JAZZZZ????? COITADOS DOS NOVOS DAVIS, DOS NOVOS HANCOCKS!!! MAS.... ME PASSA O COPO!



É, nesse país da dita democracia racial, da "cordialidade do homem", da pizza, do jeitinho brasileiro, dos novos caetanos, dos novos baianos, dos novos djs "funkeros", da nova... MPB



Buuuundinha cóptero cóptero cópeto....



É, a mudança de estilos de vida que mudam o consumo de estilo, que aumentam a importância das atividades de lazer e definem as novas identidades sociais? Há há há... "rir pra não chorar", Candeia.



Opa, pára e pensa, seu ridículo preconceituoso musical. Pára, pensa e imagina Elis cantando Bonde do Tigrão (tá precisando se atualizar heim caboclo); ou ainda Belo interpretando "o bêbado e o equilibrista" (mais um pouquinho de atualização). - BLASFEMIA - Descontextualizações à parte,tu gosta do ritmo ou da letra?



Buuuucetinha cóptero cóptero cóptero



Qual é a diferença entre :



"Que me deixa maluca, quando me roça a nuca e quase me machuca com a barba mal feita

E de pousar as coxas entre as minhas coxas quando ele se deita

me fazer rodeios, de me beijar os seios, me beijar o ventre e me deixar em brasa

Desfruta do meu corpo como se o meu corpo fosse a sua casa" (Chico???)



e



"Vem tchutchuca linda, vem aqui com seu tigrão, vou te botar na cama e te dar muita pressão

Vem tchutchuca linda, senta aqui com seu pretinho, vou te pegar no colo e fazer muito carinho

Eu quero um rala quente para te satisfazer. Escute o refrão, é do jeitinho q eu vou fazer" (bonde do tigrão)

- Há há há

Porque você só conhece a segunda? Há há há



Não seria a mesma mensagem? Seu elitista... Há há há.... e pra piorar, na primeira ela quer tudo pra ela e na segunda o cara ta preocupado com o outro(a). descontextualizações, descontextualizações.....



Esconde-se o sexo atrás de palavras tênues? Explicita-se o sexo para poder ser percebido? Nenhuma delas...



O que aconteceria se Renato Russo ou Chico Buarque nascessem na favela?

E se M.V. Bil ou B. Negão surgisse em berço de ouro?



Aff, esse tal de foco muda com muita facilidade...



treeeeepadinha cóptero cóptero cóptero



Musica tem que ser boa e tem musica boa em nos diversos estilos e classes sociais... na baixa, na média, na alta e até nas classes Sarneys (pra quem viu Suplicy cantando Blowing In The Wind, de Bob Dylan). E quem inventou mesmo isso de classe? Acho que foi um tal de Dj. Marx... Há há há



Desculpem-me pirulicóptero e bonde do tigrão, mas de big-brother eu to com o saco cheio...



Meu amigo "bem bolado" falará mais dos estilos musicais, principalmente moda de viola, que também tem umas fantásticas....



Pra terminar:



"Eles traçam e destraçam o seu caminho – É a dança – dança do patinho

Eles mandam uma qualquer e tu leva fé direitinho – É a dança – dança do patinho

DANÇA DO PATINHO (A VERDADEIRA)

Você que assina contrato sem ler

Acha que a O.N.U. se importa com você

Você que acredita no ouro nacional

Chegou a sua hora isso é fenomenal

Você que acredita no que falam na tv

Dá seu dinheiro pro pastor pra fazer sua fé valer (eh, eh…)

E pra você que acredita no velho azul-marinho, essa é sua dança

DANÇA DO PATINHO (A VERDADEIRA!)

Você que acredita na mega-sena, toto-bola, raspadinha e na garota de Ipanema

Você que acredita nos caras pintadas, acredita que o Brasil vai tá ganhando com a ALCA Acreditou em inflação zero, no salário-desemprego

Mas não viu que o governo tava botando no seu …

Parabéns, você é perfeito, foi feito pra isso

Pra dançar a dança, a verdadeira…

DANÇA DO PATINHO (A VERDADEIRA!)

Você que toma volta quando quer ficar ligado

Acredita no bicho papão e no aumento de salário

Você que paga seus impostos religiosamente, esperando algum dia uma aposentadoria decente

Você que acredita em alguma punição pros que roubam e colocam no… da população

E pra você que acredita que nunca foi lesado, cante comigo esse hino, esse é o meu recado: braço em forma de asa, alterna pé e faz biquinho tu entrou na dança

DANÇA DO PATINHO ( A VERDADEIRA!)" (BNEGÃO)



Vamos celebrar a estupidez humana

A estupidez de todas as nações

O meu país e sua corja de assassinos

Covardes, estupradores e ladrões...
Vamos celebrar a estupidez do povo

Nossa polícia e televisão

Vamos celebrar nosso governo e nosso estado que não é nação...
Celebrar a juventude sem escolas, as crianças mortas

Celebrar nossa desunião...
Vamos celebrar Eros e Thanatos

Persephone e Hades

Vamos celebrar nossa tristeza, vamos celebrar nossa vaidade...
Vamos comemorar como idiotas a cada fevereiro e feriado

Todos os mortos nas estradas, os mortos por falta de hospitais...
Vamos celebrar nossa justiça, a ganância e a difamação

Vamos celebrar os preconceitos, o voto dos analfabetos

Comemorar a água podre e todos os impostos

Queimadas, mentiras e seqüestros...
Nosso castelo de cartas marcadas, o trabalho escravo, Nosso pequeno universo

Toda a hipocrisia e toda a afetação

Todo roubo e toda indiferença

Vamos celebrar epidemias

É a festa da torcida campeã...
Vamos celebrar a fome, não ter a quem ouvir, não se ter a quem amar

Vamos alimentar o que é maldade, vamos machucar o coração...
Vamos celebrar nossa bandeira, nosso passado de absurdos gloriosos

Tudo que é gratuito e feio, tudo o que é normal

Vamos cantar juntos o hino nacional

A lágrima é verdadeira

Vamos celebrar nossa saudade e comemorar a nossa solidão...
Vamos festejar a inveja, a intolerância, a incompreensão

Vamos festejar a violência e esquecer a nossa gente que trabalhou honestamente a vida inteira e agora não tem mais direito a nada...
Vamos celebrar a aberração de toda a nossa falta de bom senso, nosso descaso por educação

Vamos celebrar o horror de tudo isto com festa, velório e caixão

Tá tudo morto e enterrado agora

já que também podemos celebrar a estupidez de quem cantou essa canção...
Venha! Meu coração está com pressa. Quando a esperança está dispersa, só a verdade me liberta

Chega de maldade e ilusão

Venha! O amor tem sempre a porta aberta e vem chegando a primavera

Nosso futuro recomeça

Venha! Que o que vem é Perfeição! (LEGIÃO)


Com tantas musicas boas e ruins eu tive que selecioar apenas algumas....

E a questão da educação formal? Fica pra próxima..... mas sem desprezo!!!
Só não foi selecionada primeiro porque, do jeito que a valorização do ensino está, transpareceu para a opção das pessoas em não escolher mais ensinar.... A musica, pelo jeito, educa mais que a escola! E que educação estamos recebendo???

Se fuuuuuuudeu cóptero cóptero cóptero

Abraça...

Um comentário: