segunda-feira, 24 de agosto de 2009

quem quer cultura parte II

Bem esta é a minha primeira contribuição para o Blog... a criação deste blog tem como objetivo o debate de ideias, sejam elas quais forem, (assino como bembolado)...aqui vocês verão opiniões apostas, opostas, dispostas, diversas e contraditórias, mas é assim que acontece a evolução....não são as respostas e sim as perguntas que movem o mundo (assim é o que dizem por aí..)
Como meu amigo imbolado anunciou vamos falar sobre música...

Ele deu o gancho, então vamos falar sobre moda de viola e musicas caipiras...

Concordando com quase tudo que imbolado disse, vamos analisar de outra óptica, ótica. Visão, lado, prisma..chamem a puta que pariu que quiserem, tudo aquilo que envolve música..
Acho que a maioria das pessoas já ouviram falar de um tal Tião Carreiro...considerados por muitos como o rei do pagode...(pagode aqui tratado como um ritimo de moda de viola, e não um gênero musical como estão acostumados a relacionar...) ele foi um dos maiores representantes da Moda de Viola que o Brasil possa ter conhecido.. ele disse certa vez que existem apenas dois tipos de música....A BOA E A RUIM....
O que é bom e o que é ruim??? É relativo??? Mas pode-se relativizar tudo??? Tudo se resume apenas a gosto??? È uma questão de acesso? O belo pode ser simples ou sofisticado....arte é arte!!! A questão é a intenção de sua criação....

Por exemplo a letra de Zé Mulato e Cassiano:

Poesia não se vende – Zé Mulato
Poesia não se vendeEntão não fale em dinheiro
Não sei se cantar é sina
E nem de que sou herdeiroMais meu destino é cantar
Fazer poesia simplóriaSemelhante aos passarinhos
Só cantar é minha glória
Não sei quem foi o poeta
Que com um nó na garganta
Disse um dia apaixonado
Quem canta seu mal espanta
Vivo distante da fama
Nem preciso muito dela
Simples como a flor do campo
Eu levo essa vida tão bela
Cantando coisas tão simples
Tento fazer minha história
Sentimentos e paixões
Povoam minha memória
Mais nenhum deles conseguem
Me roubar a alegria
Se alguma mágoa me amola
Eu transformo em cantoriarefrão
Todo dia peço a Deus
Que me permita seguir
Levando ao meu semelhante
A vontade de sair
E se não for pedir demais
Deixe que eu morra cantando
Quero despedir sorrindo
Porque já nasci sorrindo


O simples é bonito quando traz sentimento, experiência de vida e não desejo de fortuna e fama... alguém já ouviu falar nessa dupla?nessa música??mas nessa com certeza já:

Moro num lugar
Numa casinha inocente do sertão
De fogo baixo aceso no fogão,fogão à lenha ia ia
Tenho tudo aqui
Umas vaquinha leiteira,um burro bão
Uma baixada ribeira,um violão e umas galinha ia ia
Tenho no quintal uns pé de fruta e de flor
E no meu peito por amor,plantei alguém(plantei alguém)
Refrão Que vida boa ô ô ô
Que vida boa
Sapo caiu na lagoa,
sou eu no caminho do meu sertão

ou esta:

Não era pra você se apaixonar
Era só pra gente ficar,
Eu te avisei
Meu bem eu te avisei.
Você sabia que eu era assim
Paixão de uma noite
Que logo tem fim
Eu te falei
Meu bem eu te falei
Não vai ser tão fácil assim você me ter nas mãos
Logo você que era acostumada a brincar com outro coração
Não venha me perguntar
Qual a melhor saída
Eu sofri muito por amor
Agora eu vou curtir a vida
Chora, me liga
Implora o meu beijo de novo
Me pede socorro
Quem sabe eu vou te salvar
Chora, me liga
Implora pelo meu amor
Pede por favor
Quem sabe um dia eu volto a te procurar

A grande questão é: quem define o que é boa música?? rostinhos bonitos valem mais?
estes são exemplos de coisas simples...uma eu considero boa e as outras ruins.... sou preconceituoso???se isso significar que sim, com todo o prazer!!!!
Se no século XIX mataram Deus, no século XXI matamos a arte!!!
Agora se me dão licença vou indo por que estou bêbado demais p/ argumentar mais...

2 comentários:

  1. Boaaaaaa
    Vc traduz muito bem as ironias....
    by imbolado

    ResponderExcluir
  2. "não são as respostas e sim as perguntas que movem o mundo (assim é o que dizem por aí..)"
    Sei lá... Mas acho que as guerras mundiais aconteceram por causa das respostas.... hahahahahahaha

    "ele disse certa vez que existem apenas dois tipos de música....A BOA E A RUIM...."
    Quando meus alunos perguntam que tipo de música eu gosto, por causa do meu coturno, eu respondo: eu gosto de BOA música!

    "O que é bom e o que é ruim??? É relativo??? Mas pode-se relativizar tudo??? Tudo se resume apenas a gosto??? È uma questão de acesso? O belo pode ser simples ou sofisticado....arte é arte!!! A questão é a intenção de sua criação...."
    Acho que sim... Do contrário não existiriam TANTOS gêneros musicais. Cada um para um gosto diferente e todos produtos de apenas uma Indústria: a do dinheiro (ia falar a do Capitalismo, mas achei que ia soar historiadora demais, hahahahaha). Vende-se o que o povo compra, independente do que é bom ou o que é ruim. Vai de gosto.

    Beju!

    ResponderExcluir